24 de agosto de 2009

A profissão mais fácil do mundo

O que é fato: Odeio ir ao médico.

Médicos e hospitais me deixam muito cismado. Não sei bem por que o motivo.

Mas hoje eu precisei ir. Também, pudera, tava com a garganta iinflamada a mais de um mês já, sem nenhum motivo aparente. Fui e lá tirei algumas conclusões.

Ser médico é fácil, pois trata-se de uma profissão com alto respeito. Ninguém contraria a decisão de um médico. Ele falou ta falado. É fácil também, pelo fato de que ele não precisa dar uma de ignorante. Ele tem saídas para isso. Explico:

Se você vai ao médico e ele não sabe o que você tem (acontece ué, não é por incompetência dele, apenas pode não ser a sua área), ele não diz que não sabe o que você tem. Ele manda você ver outro médico. Assim fica fácil né! A gente paga 80 real numa consulta pro cara dizer pra eu ver outro médico? Esse tipo de consulta não deveria nem ser cobrada.

Isso quando eles não mandam fazer aqueles trocentos exames (raio x, ultrassom, sangue), pra no final dizer que você não tem nada.

E na volta ao médico, com exames e mais exames em mãos, eles nos passam uma receita. Toneladas de remédios pra você tomar. Para que? Pro caso de um deles não fazer efeito, o outro garante.

Outro fato: O dinheiro gasto para curar a população de doenças é nãoseiquantasvezes maior do que aquele que poderia ser gasto para evitá-las, com programas de prevenção, melhoras na qualidade de vida (saneamento, alimentação, educação). E isso ainda traz outros benefícios.

Então porque buscamos esse caminho contrário? 

Pausa para reflexão...

...

Deve ter algum médico olhando pro seu umbigo em algum lugar...