16 de junho de 2009

Pelo livre acesso ao conhecimento

O conhecimento e a cultura, em todas suas formas, deveria poder ser acessado por todos. Infelizmente isso não é o que ocorre. Quantas pessoas, por 'n' motivos não podem ir a escola, frequentar uma biblioteca ou museu (eu mesmo não me recordo da última vez que eu fui). O próprio teatro, que é caro pra dedéu, também não pode ser visto por todos.

Provavelmente (e infelizmente) o único acesso de uma grande maioria das pessoas se dá pela TV e filmes. Mas o que dizer quando uma pessoa tem uma TV em casa, mas não tem o acesso a seus filmes e programas favoritos? Às palestras, conferências e tudo mais?

Dessa forma elaboramos essa legenda que é de uma palestra do Jornalista Washington Novaes, que fala das "Ameaças Que Pesam Sobre a Biosfera", para o programa 'Sempre um Papo' da Tv Câmara, para quem sabe, facilitar aos professores e também aos alunos que possuem alguma deficiência auditiva.

O vídeo é baixado aqui: http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?Materia=44814&selecao=MAT

A legenda aqui: http://www.4shared.com/file/112140074/ee5b825f/tvcasemprepapo20061223-01-001-wmv.html

O programa que usei para legendar é esse: http://www.baixaki.com.br/download/divxland-media-subtitler.htm

Basta deixar os dois arquivo na mesma pasta e com o mesmo nome (a legenda dependendo do programa tem que colocar a extensão .srt)

São os pequenos atos de cada um que podem ajudar a mudar o mundo. 

Bem. O mundo eu não sei se vou mudar, mas pelo menos facilitar a vida de dois camaradas na minha sala eu acho que consegui. E da tradutora de libras deles também.